Presidente da Câmara

Início / Transparência / Presidente da Câmara

Presidente: VENICIUS RANIERE SOARES DE SANTANA
E-mail: presidencia@canguaretama.rn.leg.br

Funções do Vereador Presidente da Câmara Municipal:

1. Presidir as Sessões: O presidente é responsável por conduzir as sessões de forma imparcial, garantindo que todos os vereadores tenham oportunidade de se expressar e que as discussões sigam a ordem estabelecida, assegurando o bom funcionamento dos trabalhos legislativos.
2. Representar a Câmara: O presidente é o representante oficial da Câmara Municipal em suas relações com outras instituições, autoridades e a sociedade civil, sendo o porta-voz do Legislativo municipal, o que requer habilidades diplomáticas e capacidade de articulação política.
3. Administrar a Câmara: Cuida da administração da Câmara Municipal, o que inclui a gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros, buscando garantir a eficiência e transparência na utilização dos recursos públicos, bem como a manutenção da infraestrutura e funcionamento adequado da Casa Legislativa.
4. Agendar e Convocar Sessões: Define o calendário de sessões ordinárias e pode convocar sessões extraordinárias quando necessário, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, demonstrando organização e capacidade de planejamento.
5. Assinar Documentos: Assina documentos oficiais da Câmara, como atas, resoluções, portarias e comunicados, conferindo-lhes validade jurídica, o que exige responsabilidade e conhecimento da legislação aplicável.
6. Representar a Câmara em Eventos: Participa de eventos e cerimônias em nome da Câmara Municipal, representando-a perante a comunidade e outras instituições, o que requer habilidades de comunicação e representação institucional.
7. Dar Posse ao Prefeito: Em caso de vacância do cargo de prefeito, o presidente da Câmara Municipal é responsável por dar posse ao novo prefeito, conforme determina a legislação vigente, demonstrando respeito às normas e instituições democráticas.
Essas são algumas das principais funções do Vereador Presidente da Câmara Municipal, que desempenha um papel fundamental na condução dos trabalhos legislativos e na representação do Poder Legislativo municipal perante a sociedade.